-A A +A
Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias

Linhas de pesquisa

O Lehpi possui, no momento, três linhas de pesquisa registradas no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil

1) América Latina, história, política, cultura e territórios
Se dedica ao estudo das sociedades latino-americanas em sua especificidade histórica. Interessam para a linha as dinâmicas de transformação dessas sociedades. Suas investigações enfocam os atores e os processos de mudança social gerados, tanto no âmbito dos conflitos, quanto das mediações e das negociações, bem como sua repercussão na produção intelectual e no debate político contemporâneo. A linha de pesquisa contempla temas como contatos interculturais e políticos; movimentos sociais; os conflitos e as representações, o processo de produção de memória, migrações e mobilidade populacional; identidade nacional, identidades étnicas e relações interétnicas.

2) História Intelectual e ensaísmo no Brasil, América Espanhola e Estados Unidos em perspectiva comparada
Estudo comparativo do pensamento político e identitário na Península Ibérica, Inglaterra, América Espanhola, Brasil, Estados Unidos e Alemanha, procurando explorar suas especificidades e convergência, especialmente a respeito de temas como participação política, liberdade e republicanismo.

3) Espírito Santo: história e relações de poder
Se dedica ao estudo da realidade do estado do Espírito Santo no que se refere não apenas ao plano da Política no sentido institucional (eleições, partidos políticos, governos, etc.), mas das relações de poder em sentido mais amplo, como o processo de formação de classe sociais, sociabilidades, ideologias e representações.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910