Laboratório de Estudos de História Política e Intelectual nas Américas

Debate Lehpi

O Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias (Lehpi - UFES) realizará no dia 10 de abril de 2014, às 10h, a Mesa Redonda História intelectual na América Latina: possibilidades de pesquisa e questões metodológicas no auditório do IC-2 - CCHN - UFES.

DEBATE LEHPI - História intelectual na América Latina: possibilidades de pesquisa e questões metodológicas
Dia 10 de abril de 2014 - 10h

Local: Auditório do IC-2 – CCHN - UFES

Dia 10 de Abril – 10 às 12h

Mesa Redonda: História intelectual na América Latina: possibilidades de pesquisa e questões metodológicas

Maria Elisa Noronha de Sá (Puc-Rio). O Projeto Iberconceptos: uma proposta de história conceitual do mundo ibero-americano (1750-1870)

Fábio Muruci dos Santos (UFES). Apóstolo ou revolucionário? A memória e canonização política de José Martí em Cuba e nos Estados Unidos como problema para a história intelectual

RESUMOS

O Projeto Iberconceptos: uma proposta de história conceitual do mundo ibero-americano (1750-1870)
Profa. Dra. Maria Elisa Noronha de Sá (Puc-Rio)
O Projeto Ibero-americano de História Conceitual, mais conhecido como Iberconceptos, é um projeto de pesquisa que tem como principal objetivo estudar de maneira sistemática, em longo prazo e numa perspectiva comparada, os mais importantes conceitos, linguagens, vocabulários, discursos e metáforas políticas que circularam no mundo ibero-americano nos últimos séculos. A pesquisa concentra-se especialmente na fase de transição para a modernidade que se inicia nas últimas décadas do século XVIII, avançando pelo século XIX, período que coincide com a fase crucial  das revoluções liberais e de independência (1750-1870). Trata-se de elaborar uma série de “histórias conceituais” em paralelo, referentes a distintos territórios que, mesmo por vezes muito distantes entre si e com experiências bastante diversas, compartilhavam em boa parte uma mesma cultura política por óbvias razões históricas. O Projeto propõe, assim, uma nova aproximação transnacional para a história dos vocabulários da política que resulte na elaboração de uma já iniciada história dos conceitos político-intelectuais Atlântica, que vá mais além dos marcos do Estado nacional.
 
Apóstolo ou revolucionário? A memória e canonização política de José Martí em Cuba e nos Estados Unidos como problema para a história intelectual
Prof. Dr. Fabio Muruci dos Santos (UFES)
Ainda pouco lido e discutido no Brasil, o pensamento e a vida de José Martí tem sido objeto de intensa disputa interpretativa e política desde as primeiras décadas do século XX, especialmente em Cuba e nos Estados Unidos. Durante muito tempo, a imagem oficializada de Martí era a do “apóstolo” que deu a vida pela independência cubana e pela união dos povos americanos, defensor da aproximação de Cuba com os Estados Unidos. Tal imagem foi amplamente modificada após a Revolução de 1959, quando o regime castrista oficializou a imagem de Martí como precursor da revolução anti-imperalista. Até hoje, este conflito de interpretações divide as opiniões a respeito de seu pensamento, tendo sério impacto sobre o estudo de sua obra. Nesse sentido, a recepção de Martí se apresenta como um tema valioso para a reflexão sobre diversas questões de interesse para a reflexão teórica sobre a história intelectual, incluindo as relações entre a memória política e a interpretação dos textos. Esta exposição procura traçar alguns dos efeitos desses processos no estudo do pensamento de Martí.

 

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910