-A A +A
Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias

Histórico

O Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias (Lehpi), fundado e registrado no CNPq e na Ufes em 1997 e certificado pela instituição, foi um dos precursores do estudo da temática da história política da América Latina no Espírito Santo.

Nos seus 18 (dezoito) anos de existência, o Laboratório, através de seus pesquisadores, professores e discentes formados tem feito diversas parcerias e tem desempenhado papel de destaque em grupos de pesquisa e em instituições de ensino de graduação e pós-graduação e órgãos representativos dos historiadores e da área de humanidades em geral.O Lehpi ainda promove e/ou apoia eventos que proporcionam a vinda, ao Espírito Santo, de destacados pesquisadores do País e do exterior.

Os membros do Laboratório têm participado de diversos congressos, encontros e seminários discutindo temas relacionados às suas linhas de pesquisa. As atividades do Lehpi incluem a realização de encontros e eventos em que seus pesquisadores e equipes de trabalho apresentam os resultados dos projetos em andamento e colocam em discussão temas relacionados à História Política e à História das Américas.

Seus pesquisadores têm trabalhado com diversos alunos em diferentes modalidades de orientação em cursos de graduação e pós-graduação. Tem havido a orientação de alunos de graduação (monitoria, monografia, iniciação científica), de alunos de especialização e aperfeiçoamento, de alunos e bolsistas de mestrado e de doutorado e de pesquisadores voluntários que desenvolveram ou desenvolvem pesquisas, monografias, relatórios finais de iniciação científica, monografia de graduação ou especialização ou aperfeiçoamento, dissertações de mestrado e teses de doutorado relacionadas à temática da História Política e História das Américas.

Professores do Laboratório também têm mantido reuniões de seus grupos de estudo com alunos de graduação, pós-graduação e interessados, como, por exemplo, o grupo de estudos “Identidade Nacional e Identidades Étnicas nas Américas" liderado pelo prof. Antonio Gil que debate temas teóricos, históricos e historiográficos relacionados à identidade nacional e identidades étnicas na América Latina.

.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910