Laboratório de Estudos de História Política e Intelectual nas Américas

Inscrições para o GT América Latina, intelectuais, identidades e descolonialidades

I CONACSO - Congresso Nacional de Ciências Sociais: desafios da inserção em contextos contemporâneos
Período de Realização: 23 a 25 de setembro de 2015
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Período de Inscrições para apresentação de trabalhos: 3 a 31 de julho de 2015
Home page do evento: http://www.conacsoufes.com.br/
Para ver mais informações, clique no título desta notícia.

O Grupo de Trabalho América Latina, intelectuais, identidades e descolonialidades é coordenado pelos pesquisadores do LEHPI Antonio Gil e Adelia Miglievich

GT-14 - América Latina, intelectuais, identidades e descolonialidades​

Coordenação: Antonio Carlos Gil (Ufes); Adelia Miglievich-Ribeiro (Ufes)

O GT organiza-se a partir de temáticas relacionadas ao papel dos intelectuais e o desenvolvimento do pensamento crítico latino-americano a partir das independências. Dentre os objetivos deste GT destacamos a análise de formas variadas de entendimento do conceito de intelectual, de seu papel e de suas trajetórias no processo de formação e consolidação dos Estados latino-americanos. Contempla temas como movimentos sociais, conflitos, contestações, revoluções, contra-revoluções, contatos interculturais e políticos, representações, produção da memória, identidade nacional, identidades étnicas e o novo constitucionalismo latino-americano.​ Também pode contemplar as análises que promovem um alargamento do enfoque a partir da ​chamada crítica decolonial e das histórias transnacionais. O GT selecionará exclusivamente comunicações que revelem pesquisas em estágio avançado, apontando para resultados já sistematizados.

Prazo final para envio do trabalho completo: 10 de setembro de 2015
Chamada de Trabalhos

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.